terça-feira, 8 de janeiro de 2008

A soja é um alimento proibido


Na revista Única, de 1 de Dezembro, figura um artigo que informa quais são os alimentos proibidos, nomeadamente sal, açúcar, margarina, pão-branco, fast-food, fritos, enchidos, cerveja e soja.
Achei insólito a presença de soja nesta lista. A soja, também chamada de super-leguminosa, é a leguminosa mais cultivada em todo o mundo! Apenas uma pequena parte da produção mundial de soja é dedicada à alimentação humana. A maior parte é utilizada como alimento para o gado e como matéria-prima para a indústria. Toda a vida sempre ouvi dizer que a soja é um alimento excelente, é rico em proteínas de origem vegetal, de fácil digestão, não contém colesterol. Hoje em dia, o seu consumo aumentou significativamente, dá origem a inúmeros produtos alimentares que são aconselhados por nutricionistas: leite de soja, iogurte de soja, natas de soja, rebentos de soja, óleo de soja, molho de soja, etc.
Eis as propriedades da soja, segundo o artigo:
Altamente rico em ácido fítico, que impede a absorção dos minerais, sobretudo o zinco, dito inteligente, que permanece mais tempo no nosso organismo.
É o último veneno que conseguimos introduzir na nossa alimentação, havendo até teorias que afirmam provocar a idiotice.
É uma planta carregada de antinutrientes, tem isoflavonas (similares ao estrogénio) que provocam infertilidade, sobretudo feminina, cancro da mama e doenças cardíacas.
As crianças que consomem muita soja, sobretudo as raparigas, poderão ter puberdade precoce.
A soja possui ainda goitrogénios que podem atacar a tiróide e funcionar como um contraceptivo.
Afinal a soja é um alimento excelente ou um alimento proibido?

1 comentário:

Beba Água disse...

mas afinal é bom ou é mau?

a verdade é que não volto a comer sopa disso!!!