segunda-feira, 30 de julho de 2007

Doce Energia

Sem bateria no telemóvel? Um pouco de açúcar pode ser a solução, acreditam cientistas americanos.
Dos Estados Unidos, chega agora uma proposta que utiliza uma fonte de energia ainda mais inusual: o açúcar.
A invenção está a ser desenvolvida por uma equipa da Universidade de Sant Louis. Funciona à base de qualquer fonte de açúcar, incluindo refrigerantes, é biodegradável e, segundo os promotores, pode oferecer uma carga até quatro vezes mais prolongada que as suas concorrentes tradicionais em lítio. Estas características fazem desta uma aplicação válida para uma vasta gama de pequenos aparelhos de electrónica, como o telemóvel ou o leitor de MP3.
O funcionamento da revolucionária bateria é simples: como outras células de combustível, as baterias de açúcar contêm enzimas que convertem o combustível - neste caso açúcar – em electricidade, com a vantagem de todos os materiais serem biodegradáveis.
Apesar de ser cativante, o conceito não é novo. É o açúcar, sob a forma de glicose, que fornece a energia que alimenta o corpo humano. Mesmo na Ciência, misturar biologia e química para conseguir baterias mais amigas do ambiente não é uma abordagem inédita, mas o responsável pela iniciativa sublinha que a sua invenção é a mais duradoura e potente concebida até agora.

Sem comentários: