sábado, 7 de novembro de 2009

Agricultores enriquecem



O anis-estrelado é usado há séculos na cozinha oriental mas não foi isso que o tornou precioso. É a principal matéria-prima para produzir o famoso Tamiflu. Tornou-se numa arma contra a gripe A.
O stock está à beira da ruptura e os agricultores não param.
O anos estrelado tem a forma de uma estrela de oito pontas e cresce no top+o de uma árvore da família das Magnoliáceas (a badiana) que pode atingir 10 metros de altura. As colheitas são feitas de Março a Maio. Depois o fruto fica a secar, com as sementes dentro. Até há pouco tempo, a procura era sazonal e voltada para a indústria alimentar. O resto escoava-se pelo ramo farmacêutico - a medicina tradicional chinesa recomendava o chá para aliviar os sintomas de reumatismo e as sementes para facilitar a digestão.
A substância anetol está presente na composição química desta planta. Ela é a responsável por lhe dar o aroma adocicado ("anizado") e atraente. Porém, o uso em excesso de plantas contendo o anetol é contraindicado a crianças e grávidas. A partir dessa planta, o laboratório Roche produz o oseltamivir, principal substância do antiviral Tamiflu.
A gripe A mudou tudo, a Roche comprou quase todo o resultado das colheitas. Os preços dispararam e dezenas e dezenas de agricultores enriqueceram.

Sem comentários: