quinta-feira, 17 de julho de 2008

Sol engole a Terra



Os últimos cálculos da Universidade de Sussex, no reino Unido, prevêem que a Terra será destruída pelo Sol daqui a7,6 mil milhões de anos. A pesquisa foi publicada no último número da revista científica Astrophysic e corrige previsões anteriores, em que o planeta seria capaz de escapar à morte do Sol.
Estes resultados foram baseados em novos estudos sobre a evolução de estrelas semelhantes ao Sol, baseados em dados obtidos com os telescópios espaciais de última geração. A equipa de cientistas liderada pelo astrónomo Robert Smith defende que a estrela, quando se esgotar o hidrogénio do núcleo solar, perderá a força para manter coesas as camadas exteriores. O Sol ficará então 250 vezes maior e “engolir” a Terra. “Só se entretanto passar um asteróide e afastar a Terra da órbita actual e que o nosso planeta escapará”, disse o cientista.
Nessa altura, a humanidade já terá extinguido ou viajado para outra zona da galáxia. Até porque as previsões indicam que dentro de mil milhões de anos o Sol vai começar a aquecer, causando a evaporação gradual dos oceanos e um gigantesco efeito de estufa. Então, já a Terra será um planeta ultra-seco, quente e inabitável.

Fonte: Visão, 06 de Março de 2008

Sem comentários: