quarta-feira, 5 de março de 2008

Spray anti-adolescente




Um inventor britânico, Howard Stapleton, criou um aparelho que impede a entrada de jovens em espaços comerciais. Quando ele tinha 12 anos, costumava visitar a fábrica de seu pai, em Londres e reclamava de um certo barulho. Os mais velhos respondiam: “Que barulho?
Aos 39 anos, Stapleton aprendeu a lição que trouxe daqueles tempos: as crianças podem ouvir sons com frequências mais altas do que os adultos! A partir desta informação, ele conseguiu resolver um problema que atrapalhava o movimento de algumas lojas.
O aparelho designado Mosquito, “pequeno e irritante”, é instalado à porta das lojas. Ele emite uma frequência sonora muito elevada, ultra-sons na faixa 17.4 kHz que provoca 85dB e, apenas só é audível por pessoas com menos de 20 anos. O inventor deste aparelho defende que “os logistas têm o direito de manter os adolescentes arruaceiros fora dos seus espaços”.
A ideia originou imediatamente muitos protestos de associações de crianças, no entanto, já foram vendidos cerca de três mil e quinhentos Mosquitos.

Sem comentários: