domingo, 19 de fevereiro de 2012
A Amazónia a vermelho
A floresta da Amazónia não é apenas verde. Um grupo de investigadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos da América, sobrevoou a maior reserva florestal do mundo e fotografou a paisagem com equipamentos de tecnologia avançada – um deles foi desenvolvido pela NASA.
As máquinas registam elementos invisíveis a olho nu, como os componentes químicosde diferentes espécies e o nível de carbono, que permitem depois criar imagens em 3D que formam um mapa de diversidade da Amazónia e possibilitam a medição física e química de grandes áreas de floresta.
O resultado final é bastante colorido. Por exemplo, as zonas a vermelho significam uma grande concentração de carbono. E todas as outras cores representam a presença de diferentes espécies de seres vivos.
No entanto, as fotografias ajudam também a medir a degradação da floresta. “ O mapeamento 3D oferece uma nova forma de avaliar as florestas em termos de poluição, composição de espécies de árvores, habitat para animais e outras espécies não vegetais” , diz um dos cientistas.
Fonte: revista Sábado de 27 Fevereiro de 2012
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário