quarta-feira, 31 de outubro de 2007
Os Meteoritos valem fortunas!
As figuras mostram o meteorito Willamette, de onde foi retirado o Crown Section
No decorrer das aulas de CFQ aos alunos do 7ºAno e, ao explicar a diferença entre meteoros e meteoritos, falei do facto de a Terra de vez em quando sofrer embates resultantes da queda de meteoritos e falei do preço dos mesmos no mercado internacional. Os alunos ficaram admirados com os preços elevadíssimos.
Que coincidência! Hoje, na revista Sábado, vem a notícia que passo a transcrever:
“Meteoritos muito caros
Ficaram sem compradores os meteoritos mais caros incluídos no primeiro leilão do género, realizado no fim-de-semana em Nova Iorque. Raridades como o Crown Section, do meteorito Willimette, encontrado em 1902 (avaliado em 763 mil euros, ou o Branham, descoberto em 2005 (405 mil euros), não foram vendidos, apesar da presença de entusiastas como Steven Spieberg e Nicolas Cage. A mais cara pedra vendida, por 85 mil euros, é um pedaço do meteorito Sikhote-Alin, descoberto na Sibéria. Por 75 mil euros foi comprada uma caixa de correio atingida por um meteorito.”
Qual é a idade dos meteoros que atingem a superfície da Terra?
Os meteoritos provenientes de asteróides têm 4,5 mil milhões de anos. Os lunares, mais jovens, têm 2,5 mil milhões e os de Marte 65 milhões.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário