segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Almofadas de caroços de cereja


José Miguel Amorim, desempregado, viu uma oportunidade de vida ao olhar para os filhos que se divertiam com a almofada de caroços de cereja feita pela avó. Ocorreu-lhe uma ideia brilhante! Se a almofada os divertia tanto e lhes dava tanto prazer então também devia ser algo de bom para outras pessoas. Criou o site dedicado à venda das almofadas e como o sucesso foi imediato, abasteceu-se e 10 toneladas de caroços e com a colaboração de reclusos começou um bom negócio.
Para fazer uma almofada são precisos 17 kg de cerejas para extrair 350 g de caroços. Aquecida durante um minuto no microondas, substituem os habituais sacos de água quente. É 100% natural e pode ser usada desde recém-nascidos a idosos.
O Expresso considera-o “O rei do caroço de cereja”.

Cidadãos protestam contra linha de muito alta tensão



O enterro da linha de muito alta de tensão, pago pela Câmara de Sintra, custa cinco milhões de euros por quilómetro mas não resolve o problema da saúde pública. A intensidade do campo magnético originado pela passagem da corrente eléctrica não é reduzida quando os cabos estão enterrados. O único factor que faz diminuir a intensidade é a distância - a mais de 20 metros passa a ser inofensivo. As pessoas não sabem que, apesar de um investimento de milhões, o risco continua a haver, é uma ilusão pensarem que pelo facto de os cabos serem enterrados, deixam de ser perigosos, apenas vão deixar de vê-los, perto das suas casas.

Orquestra das verduras

Em 1998, onze músicos, um técnico de som e um artista de vídeo fundaram a Vegetable Orchestra, em Viena. Todos os instrumentos musicais do grupo são feitos com verduras frescas, nomeadamente cenouras, abóboras, aipo, pimentos, … Eles tocam diversos estilos musicais, como free jazz e eletrónico experimental. No final das apresentações, é servida sopa de legumes para o público.
Visite o site da orquestra para saber.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

macaco japonês


Um macaco japonês desfruta de um banho revitalizador no spa do maior parque de diversões da Coreia do Sul. Depois dos humanos, os macacos são os primatas em maior número na Terra. Espalham-se desde o Norte de África até ao Japão.
Partilhamos 99% dos genes com estes macacos, biologicamente considerados nossos primos afastados.

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Os Meteoritos valem fortunas!



As figuras mostram o meteorito Willamette, de onde foi retirado o Crown Section

No decorrer das aulas de CFQ aos alunos do 7ºAno e, ao explicar a diferença entre meteoros e meteoritos, falei do facto de a Terra de vez em quando sofrer embates resultantes da queda de meteoritos e falei do preço dos mesmos no mercado internacional. Os alunos ficaram admirados com os preços elevadíssimos.
Que coincidência! Hoje, na revista Sábado, vem a notícia que passo a transcrever:
Meteoritos muito caros
Ficaram sem compradores os meteoritos mais caros incluídos no primeiro leilão do género, realizado no fim-de-semana em Nova Iorque. Raridades como o Crown Section, do meteorito Willimette, encontrado em 1902 (avaliado em 763 mil euros, ou o Branham, descoberto em 2005 (405 mil euros), não foram vendidos, apesar da presença de entusiastas como Steven Spieberg e Nicolas Cage. A mais cara pedra vendida, por 85 mil euros, é um pedaço do meteorito Sikhote-Alin, descoberto na Sibéria. Por 75 mil euros foi comprada uma caixa de correio atingida por um meteorito.”

Qual é a idade dos meteoros que atingem a superfície da Terra?
Os meteoritos provenientes de asteróides têm 4,5 mil milhões de anos. Os lunares, mais jovens, têm 2,5 mil milhões e os de Marte 65 milhões.

domingo, 21 de outubro de 2007

Computadores contra o Ensino

Achei este artigo insólito, numa altura em que não se fala de outra coisa.Compre um portátil por 150€!

Nuno Crato - Única, Expresso nº 1821,Domingo, 23 de Setembro de 2007
"Há uma corrente pedagógica que se fascina com a tecnologia e acha que calculadoras, quadros interactivos e computadores são a solução para os problemas do ensino. Um exemplo dos danos causados por essa corrente foi a promoção das calculadoras em detrimento do cálculo mental. O problema, como é óbvio, não está na tecnologia mas na maneira como ela é utilizada.
O deslumbre provinciano pela modernidade, no entanto, esquece esta verdade simples. E não querer aprender com os erros dos outros. Estudos vários (v., e.g., Educ. Studies in Math., 56, p. 119) apontam para o abuso das calculadoras como um dos factores de insucesso escolar. E, nos EUA, país que há uma década promoveu a generalização dos computadores portáteis nas escolas, assiste-se neste momento a uma marcha atrás acelerada. Vale a pena, por exemplo, ler o informativo artigo «Seeing no progress, some schools drop laptops», publicado no «New York Times» em 4/5/07 e acessível gratuitamente pela Internet. Directores de escolas, professore e pais classificam a generalização dos computadores nas salas de aula como uma «distracção para o processo educativo». Um estudo do IES (NCEE 2007-4005) não encontrou melhorias nas aprendizagens de matemática e das línguas devidas ao uso de computadores. E o grande mentor da introdução de portáteis nas escolas, Mark Warschauer, professor e autor de «Laptops and Literacy», viu-se recentemente obrigado a confessar que, «quando se trata de elevar os jovens aos patamares fundamentais, talvez os portáteis não sejam o caminho».
É bom usar computadores, mas é perigoso deslumbrarmo-nos e julgar que eles vão resolver os problemas básicos do ensino."

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Novas ilhas na costa da Islândia

A fusão do gelo do árctico está o originar pequenas ilhas que nunca tinham sido vistas.
Este facto está a lançar dúvidas sobre se as previsões das Nações Unidas em relação ao aquecimento global não poderão ser muito optimistas. “As reduções de neve e gelo estão a acontecer a uma velocidade alarmante” disse a ministra do ambiente da Noruega, num seminário que reuniu cerca de 40 políticos e cientista, em Ny Alesund, a cerca de 1200km do Pólo Norte, cujo objectivo era discutir o aquecimento global. A ONU previu, em Fevereiro de 2007, que o gelo do Árctico poderia desaparecer por volta do fim do século mas pelos vistos pode muito bem haver um Árctico sem gelo em meados deste século. O desaparecimento do gelo prejudicaria animais e populações indígenas, mas seria bom para os países que procuram jazidas de petróleo ou novas rotas marítimas comerciais.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Reflectores nas orelhas dos burros salvam vidas

Foi preciso uma ideia de génio para salvar os burros da Namíbia. Foram colocados reflectores amarelos nas orelhas destes animais, a fim de os tornar visíveis nas estradas durante a noite.
Antes desta medida, morriam cerca de 90 pessoas por ano, vítimas de choques com os animais e quantos burros? Não sei!. Só sei que os burros gostam de adormecer no pavimento betuminoso ainda quente, e como muitos têm pêlo escuro não permitem aos condutores distingui-los. O contributo do burro para a população namibiana é muito grande. São uma preciosa ajuda para quem tem de caminhar quilómetros para obter água, dão apoio nos trabalhos agrícolas e têm grande utilidade no transporte de crianças para a escola, puxando carroças. Neste momento existem cerca de cinco mil burros iluminados.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Os perigos do iPod


Hoje o céu está cinzento! Mais outro dia de tempestade, aproxima-se uma trovoada! Lembrei-me de uma notícia que li há pouco tempo numa revista. Relata um facto assustador que aconteceu a um jovem no verão de 2005. Ele resolveu ignorar a atmosfera carregada de electricidade estática e saiu para a sua habitual corrida e pior, na companhia do seu iPod a ouvir músicas religiosas favoritas. Enquanto corria, um raio caiu sobre uma árvore a menos de três metros de distância. É evidente que o jovem foi atingido e devido ao impacto do relâmpago foi projectado a cerca de dois metros. O iPod foi pulverizado, os tímpanos – por onde entrou o raio - foram perfurados e o maxilar deslocado e fracturado, além de queimaduras de 1º e 2º grau no tórax, pescoço, rosto, perna esquerda e pé esquerdo – por onde saiu a descarga eléctrica. Actualmente abandonou a orquestra de igreja onde tocava, pois perdeu 50% da audição.
O iPod apesar de não ser responsável por atrair o raio – este caiu sobre uma árvore próxima - terá contribuído por agravar os ferimentos. Se não estivesse a usar o iPod, poderia ser chamuscado ligeiramente a pele, pois esta é má condutora da corrente eléctrica.
Quando uma trovoada se aproximar, o melhor é ficar em casa! Mas se sair à rua não utilize iPod, MP3...

segunda-feira, 30 de julho de 2007

Surfista atacada por leão-marinho




Ella MurphY de 13 anos, no dia 14 de Julho de 2007, quando era rebocada por um barco na costa de Lancelim, Austrália, foi atacada por um leão-marinho que lhe mordeu o pescoço e o rosto e provocou-lhe a fractura do maxilar e a perda de três dentes, tendo sido operada de urgência. O animal tinha cerca de 300 kg e a dentada, próxima da carótida, quase lhe custou a vida.

1ª Maratona de Origami em Portugal




O Museu da Ciência da Universidade de Lisboa lançou no dia 15 de Junho de 2007, a 1ª maratona de Origami. Nesse dia os professores de matemática ensinaram crianças a partir dos 6 anos a construir caixas, pássaros e outros animais com folhas de papel.
Nem todos os fãs dos Origami gostam de Matemática. Em Portugal, há professores que começaram agora a usar a arte japonesa para ensinar e demonstrar conceitos matemáticos.
Fernando Nascimento é actor e aprendeu a dobrar papel na escola. Mais tarde, quando trabalhou num restaurante, entretinha as crianças criando animais a partir de guardanapos. Viciou-se, e há quatro anos que se dedica ao Origami. Até construiu um site http://www.fermento.interdinamica.pt/ onde mostra novos modelos e ensina os passos para fazer uma estrela ou um dragão em papel.

Doce Energia

Sem bateria no telemóvel? Um pouco de açúcar pode ser a solução, acreditam cientistas americanos.
Dos Estados Unidos, chega agora uma proposta que utiliza uma fonte de energia ainda mais inusual: o açúcar.
A invenção está a ser desenvolvida por uma equipa da Universidade de Sant Louis. Funciona à base de qualquer fonte de açúcar, incluindo refrigerantes, é biodegradável e, segundo os promotores, pode oferecer uma carga até quatro vezes mais prolongada que as suas concorrentes tradicionais em lítio. Estas características fazem desta uma aplicação válida para uma vasta gama de pequenos aparelhos de electrónica, como o telemóvel ou o leitor de MP3.
O funcionamento da revolucionária bateria é simples: como outras células de combustível, as baterias de açúcar contêm enzimas que convertem o combustível - neste caso açúcar – em electricidade, com a vantagem de todos os materiais serem biodegradáveis.
Apesar de ser cativante, o conceito não é novo. É o açúcar, sob a forma de glicose, que fornece a energia que alimenta o corpo humano. Mesmo na Ciência, misturar biologia e química para conseguir baterias mais amigas do ambiente não é uma abordagem inédita, mas o responsável pela iniciativa sublinha que a sua invenção é a mais duradoura e potente concebida até agora.

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Conquistando o rio Amazonas a nado








"Meu objetivo é conquistar o impossível"

O esloveno Martin Strel tornou-se em Abril de 2007 a primeira pessoa a nadar o rio Amazonas em toda sua extensão.

Strel começou a travessia no dia 1 de Fevereiro, em Atalaya, Peru e terminou a 13 de Abril, em Belém, Brasil. Quando saiu da água, estava em estado de choque, tinha perdido 17 quilos e meio.

Chimpanzés gigantes


Há muito que os habitantes de Bili, na República Democrática do Congo, contavam histórias de chimpanzés gigantes que comiam leopardos e pescavam. Um grupo de cientistas, liderados por Cleve Hicks, da Universidade de Amstardão, provou que eles existem mesmo. Eles foram encontrados a devorar uma carcaça de leopardo. São muito maiores que os nossos ”primos” e dormem no chão – sinal que não temem predadores.

Lago chileno reaparece

A natureza parece estar a brincar com os cientistas chilenos. Semanas depois de tentarem explicar, sem consenso, o súbito desaparecimento de um lago glaciar de 30 m de profundidade, na região de Magalhães, viram a água Lago dos Gelos voltar a brotar da terra. Investigadores que realizavam uma expedição à região, verificaram assombrados, a existência de poças de água em oito pontos diferentes do lago. Há quem afirme que se trata de mais uma consequência do aquecimento global. Para já, o mistério adensa-se.

Uma lua completamente diferente


Parece uma esponja gigante, mas não é. Chama-se Hiperião e é uma das luas mais pequenas de Saturno. As imagens enviadas pela sonda Cassini surpreenderam os cientistas da NASA. Foram tiradas a uma distância de cerca 600 km e revelam uma superfície porosa, coberta por crateras que vão de dois a dez km, algo completamente diferente de qualquer outro objecto celeste fotografado até hoje.

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Onde está o lago?



Os geólogos chilenos estão estupefactos. Sem se saber como e porquê, um lago da região Campos de Gelos Sul, a 2000km da capital, Santiago do Chile, desapareceu! O alerta foi dado por um guarda florestal quando quando, no encalce de um rebanho dos cervos dos Andes, se deparou com o enorme vazio deixado pelo espelho de água, com um quilómetro quadrado de superfície e trinta metros de profundidade. Geólogos da Universidade Austral já avançaram com duas explicações possíveis: o aquecimento global ou um terramoto ocorrido na região em Abril de grau 5 na escala de Richter, que poderá ter aberto uma fissura na crosta terrestre daquela zona.

A peça mais antiga



Trata-se de obra de arte completa mais antiga até hoje encontrada. Com cerca de 35 mil anos, é um escultura de um mamute, com apenas 3,7 c´m de largura e 7,5 g de massa. A escultura está a gerar ondas de entusiasmo entre a comunidade científica, foi descoberta por um grupo de arqueólogos na gruta de Vogelherdhole, no Sudoeste da Alemanha. Tem mais de 10 mil anos que a Vénus de Willendorf e mais de 20 mil que as pinturas da gruta de Altamira, em Espanha.

Cérebro a funcionar como telecomando



Mudar de canal de TV apenas com o pensamento é o que a Hitachi está a tentar fazer através da avaliação da quantidade de sangue a circular no cérebro. Os estudos partem da identificação do córtex frontal como centro nervoso da tomada das decisões. Um pequeno computador de um quilograma recebe os dados do cérebro e faz de telecomando. A Honda interessou-se pela tecnologia para fazer carros inteligentes.

Gato doméstico existe há 10 mil anos



Um estudo da Universidade de Oxford, Reino Unido, concluiu por métodos moleculares que os gatos actuais provêm de cinco espécies selvagens do Médio oriente, domesticadas há mais de 10 mil anos. A investigação alargada a todo o mundo revelou que o cruzamento entre domésticos e selvagens torna impossível diferenciá-los.

Proibido usar algarismos no nome



Durante a gravidez, uma das grandes dúvidas do casal que aguarda o novo bebé é em relação à escolha do nome. Muitas pessoas batizam o recém-chegado de acordo com antepassados, personalidades que fizeram história ou, simplesmente, chamam o pequeno da forma que mais agrada aos ouvidos. Pai e mãe selecionam algumas opções, discutem significados, futuros apelidos e, muitas vezes, buscam na numerologia a certeza de que farão a escolha certa.
Ao contrário do que alguns podem imaginar, não são os numerólogos que sugerem aquele que seria um nome ideal para a criança; na realidade, a perfeição não existe. A função da numerologia é tornar a denominação escolhida pelos pais mais equilibrada, para que o destino do recém-nascido aconteça com tranquilidade.
Na Nova Zelândia um casal foi impedido de dar ao filho o nome de "4real" por não serem admitidos algarismos na identificação. Pela fonética compreende-se que a ideia dos pais é chamar-lhe "à séria" ou "na verdade". A recusa de algarismos vai para além da rejeição de nomes ofensivos como Santanás.

A magia movida a laser


Jason Latimer é um jovem americano que se dedicou ao aprendizado de mágica como parte do estudo necessário para defender sua tese de mestrado em psicologia, sobre os mecanismos envolvidos na percepção e na atenção. Este é o seu novo número em um show com raio laser, que foi apresentado no Campeonato Mundial de Mágica. Os efeitos que ele obtém com o feixe de luz verde criam um vídeo particularmente bonito de se ver, além, é claro, das ilusões que consegue nos impor.

Pintainho nasce de ovo de supermercado




Um menino britânico de nove anos conseguiu fazer nascer um pintainho a partir de um ovo comprado no supermercado, revela a BBC. O garoto, Miles Orford, colocou os ovos numa incubadora para fazer uma experiência e a surpresa veio três semanas depois.Foi fora do comum", disse ele, citado pela BBC. "Eu não imaginava que um simples ovo de supermercado poderia dar um animal de verdade."De acordo com a notícia, geralmente os ovos à venda não são fertilizados. Mas, às vezes, alguns escapam e chegam às prateleiras. Os produtores afirmam que não há perigo no consumo de um ovo fertilizado.