quinta-feira, 7 de julho de 2011

terça-feira, 28 de junho de 2011

Museu da Ciência britânico expõe relógio "comedor do tempo"




O inventor John Taylor ao lado de seu relógio que está exposto no Museu de Ciência em Londres
O Museu da Ciência em Londres expõe actualmente um relógio fabricado pelo inglês John Taylor que indica as horas sem os tradicionais ponteiros do relógio.
A parte de cima é decorada com uma criatura que "devora" os segundos conforme eles passam - também chamada de "Chronophage" ("comedor do tempo").
O mecanismo da peça, que levou mais de dois anos para ser feita, é baseado num modelo antigo, datado do século XVIII.
O relógio fica originalmente no Corpus Christi College, em Cambridge, e um de seus ex-alunos, o físico Stephen Hawking, esteve na inauguração do objeto em 2008.

fonte: Folha.com

domingo, 19 de junho de 2011

Cometa “hiperativo”



O cometa Hartley2 foi visitado pela sonda da NASA Deep Impact a 4 de Novembro de 2010. A sonda passou, nesse dia, à distância de 694 quilómetros para fazer registos de imagens, observação do núcleo e cabeleira e colheita de partículas provenientes do jacto que emite.
É um cometa de pequena dimensão com a forma de um feijão, tem um movimento de rotação sobre um eixo bem definido, mas também move-se como estivesse às cambalhotas. A sua actividade é muito intensa libertando jactos de dióxido de carbono e de água e a sua cabeleira, que o envolve como uma atmosfera, às vezes parece soluçar.
Por tudo isto, o veredito sobre o Hartley2 é que se trata de um cometa “hiperativo” diferente de outros cometas já estudados de perto pelos astrónomos.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

China com melancias bombásticas. Crescem, crescem, até que... explodem


A produção na China é bombástica a todos os níveis. Esta regra aplica-se agora na agricultura, com uma estratégia que não deu frutos. Corrigindo, deu frutos, mas explodiram, centenas e centenas de melancias, ao longo de 45 hectares de plantação.
O caso ocorreu na cidade de Danyang. Vinte agricultores chineses não queriam acreditar no que viam. As melancias que haviam semeado, e que estavam prestes a entrar no mercado, rebentavam, uma a uma, como minas num palco de guerra. O efeito da explosão não era tão assustador, nem representava perigo, mas era a imagem de trabalho infrutífero.
O fenómeno, aparentemente paranormal, tem, no entanto, uma explicação lógica: os agricultores quiseram resultados rápidos e aplicaram quantidades excessivas de produtos tóxicos, entre pesticidas e fertilizantes, e de um químico chamado “forchlorfenuron”, cuja finalidade é acelerar o crescimento. As melancias obedeceram, cresceram a um ritmo anormal até que rebentaram, também em resultado da chuva.
No entanto, um chinês, no meio do caos, é capaz de ter uma ideia e reaproveitar o ‘fruto’ de uma estratégia falhada: as melancias foram cortadas em pedaços e distribuídas pelos animais. Mais uma prova de que Lavoisier tinha razão: “Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma"...

Avião em queda


Avião russo preparava-se para aterrar, mas uma avaria nos sistemas de estabilização provocou uma queda descontrolada. Através da navegação manual, o piloto estabilizou o avião e conseguiu uma aterragem perfeita, que salvou vidas. Em setembro de 2010, aconteceu um acidente semelhante, com... o mesmo avião.
Este avião, que pertence ao Ministério da Defesa russo, está agora em Chkálovski, onde especialistas do serviço de segurança fazem inspeções apertadas.
13 JUNHO 2011

A lâmpada acesa desde 1901



Uma simples lâmpada incandescente é uma das principais atrações da cidade de Livermore, na Califórnia. Essa lâmpada foi instalada em um prédio do Corpo de Bombeiros em 1901, e permanece continuamente acesa até agora! Cara, são mais de 107 anos!!!

Tirando as eventuais “piscadas de luz”, um gafanhoto de patins me contou que a única vez em que ela foi apagada por um período maior (aproximadamente 23 minutos), foi em 1976 quando o prédio do Corpo de Bombeiros foi movido para um outro local. Na mudança para o novo local a galera fez o maior auê, com direito a sirenes, escolta e uma embalagem especial – imagina se o maluquinho derruba essa merda no chão! Com certeza ele seria pregado de ponta cabeça em um espeto, para servir de exemplo aos “eu-tenho-a-mão-furada-mas-trabalho-carregando-coisas-valiosas-que-quebram”… Hoje já colocaram um gerador no prédio, para que ela continue acesa mesmo em uma falta de energia.

Fora que essa lâmpada já virou celebridade: Já apareceu na CNN, no programa Ripley’s: Believe it or not, foi citada no Programa Mythbusters, e é a atual retentora do récorde de maior tempo em atividade no livro Guiness. Se não me engano, ela já apareceu também naqueles papéis que forram as bandeijas do McDonald’s (manja aqueles papéis que sempre trazem uma curiosidade e tal?).

Aposto que você está se perguntando: “Porra, mas qualquer mutreteiro pode ir lá de madrugada e ficar trocando a lâmpada, sempre que ela for queimar!”. Mas parece que ela têm um registro contendo a numeração de série de 1901, autenticada e reconhecida pelo Ministro-de-não-sei-das-quantas…

Se por ventura você estiver passeando pela redondeza da East Avenue nº 4550 (lá na Station Six), não perca a oportunidade de conhecer essa celebridade. Agora, se você é pobre e mora no gueto, saiba que têm uma webcam filmando a lâmpada 24 horas por dia! Basta entrar no site oficial Livermore’s Centennial Light.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Avião movido a luz



A silhueta esguia do avião Solar Impulse ergue-se nos céus de Bruxelas. Depois de ter falhado uma primeira tentativa de voo com destino a Paris, o aparelho alimentado a energia solar torna a ensaiar a ligação. O Solar Impulse vai ser uma das principais atrações de um festival aéreo em Le Bourget, perto da capital francesa.
2011-06-14 09:33:36

Rapaz íman


Não. Não é uma personagem de ficção científica. É um rapaz, de carne e osso, que consegue atrair metais e transportar até 25 quilos de ferro, como se o seu corpo fosse um íman. E por isso o magnético Ivan Stoiljkovic é uma atração na aldeia onde vive, na Croácia... Além de metais, Ivan 'cola-se' à louça e avaria um computador, se se aproximar do aparelho.
São histórias que impressionam e que... atraem a atenção de qualquer um: o pequeno Ivan Stoiljkovic, de seis anos, tem um poder oculto, que se traduz na atração de metais, como se o seu corpo fosse um íman.

São telemóveis, frigideiras, talheres, telecomandos, entre outros materiais que tenham, na sua composição, qualquer tipo de metal. Mas não só objetos metálicos. Ivan Stoiljkovic contraria a gravidade com simples pratos, que se colam ao corpo. E se estiver perto de um computador, o aparelho avaria...

O magnetismo do seu corpo é associado a um fenómeno paranormal, que a família alimenta. Segundo o avô de Ivan, a criança tem um poder oculto, capaz de eliminar a dor de qualquer corpo, com um simples aproximar de mãos. Não é encontrada uma justificação médica para este caso pouco vulgar.

O pequeno croata, natural da cidade de Koprivnica, é um poço de força, capaz de transportar quilos de cimento – em quantidades pouco normais, tendo em vista a sua tenra idade.